No Estágio Supervisionado III - Saúde Coletiva, os graduandos do 7º período de Odontologia da FAOA desenvolvem atividades educativas voltadas aos cuidados com a saúde bucal, abordando temas como alimentação adequada, higiene bucal, técnica de escovação, a importância do flúor e a necessidade de visitas frequentes ao Cirurgião-Dentista.
Durante as aulas, eles tiveram a oportunidade de aprender sobre o processo ensino-aprendizagem e diferentes correntes pedagógicas, com o objetivo de adaptar as informações à realidade dos "aprendizes" de saúde bucal.
Os estudantes também visitaram instituições públicas destinadas ao público idoso, bem como aquelas voltadas para crianças e adolescentes. Essas visitas permitiram que eles conhecessem de perto a estrutura e o funcionamento dos equipamentos públicos antes de começarem a elaborar seus projetos educativos. Ver matéria.
De acordo com o professor do Estágio Supervisionado, José Miguel Tomasevic, em suas propostas educativas, os graduandos relacionaram as legislações pertinentes à responsabilidade dos órgãos públicos em relação aos cuidados com a saúde, destacando o papel essencial do Cirurgião-Dentista, além das diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente (2004). “Acreditando que a experiência prática aliada aos conhecimentos técnico-científicos, legais e pedagógicos é fundamental para a formação dos profissionais de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Odontologia (2021), os graduandos estão cientes da necessidade de tornar os conteúdos compreensíveis e relacionados ao cotidiano de cada faixa etária. Entendem que adultos e crianças assimilam melhor o conhecimento quando este é conectado às suas experiências existenciais, o que requer uma arquitetura cuidadosa no processo ensino-aprendizagem para que a informação seja significativa para os aprendizes”.
Dentre as propostas aplicadas para ressaltar a importância do uso de fluoretos, destaca-se a experiência do professor Jaime Cury intitulada "Tome ciência e tenha saúde bucal". “Nela, os participantes realizam uma atividade visual utilizando materiais facilmente encontrados em casa, como ovo cozido, vinagre de álcool, creme dental fluoretado, copo de plástico e copo de vidro transparente. Essa abordagem prática permite que as pessoas aprendam e compartilhem o conhecimento com suas famílias, tornando-se verdadeiros multiplicadores da informação. Por meio dessa experiência, é possível compreender que, externamente, o dente é composto por um mineral (carbonato de cálcio) que funciona como proteção. O ácido pode dissolver esse mineral, e o papel do flúor é proteger o dente contra esse ataque. A aplicação do flúor forma uma película protetora chamada "CaF2", isolando o dente do contato com o ácido. Contudo, essa proteção não é permanente, e por isso a higienização com produtos fluoretados é essencial”, explica o Dr. Miguel.
Na aula em que os graduandos estavam apresentando as diversas propostas a serem realizadas nas atividades educativas foi realizada a experiência do ovo e flúor, sendo unânime a fácil aplicação o entendimento e a fixação para o público leigo.