No dia 11 de maio de 2023, os alunos do 7º período da graduação em Odontologia da FAOA puderam, além do campo teórico, entender na prática como é estruturado o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Município de Mairiporã e, em seguida, promoveram atividades com alunos da parceria FAOA e Prefeitura de Mairiporã no projeto “Saúde Bucal em Escolares”.
De acordo com a diretora da FAOA, Sofia Takeda Uemura, “com o propósito de oferecer aos alunos da FAOA uma formação de excelência, ética e humanista, além de técnico-científica, o Projeto Pedagógico da FAOA realizou parceria com a as Secretarias de Educação e de Saúde do Município de Mairiporã, possibilitando que ao longo do processo do curso, além de atividades de extensão com escolares, o nosso estudante conheça a realidade e a dinâmica de trabalho da Odontologia no âmbito do SUS”.
No CEO, os graduandos tiveram acesso desde as recepcionistas (saber como funciona o Sistema de Informação em Saúde), até a coordenadora de Saúde Bucal, a Cirurgiã-Dentista, Maria Auxiliadora de Oliveira Massaro, que é responsável pela Odontologia Preventiva e Escritório de Qualidade da Secretaria Municipal de Saúde de Mairiporã (e falou sobre compra de materiais e contratação de pessoal). “Foi uma experiência única e riquíssima onde tudo o que foi visto durante o desenvolvimento das disciplinas de Saúde Coletiva estava fora dos livros/legislação e eles puderam perguntar à vontade para os profissionais que realmente trabalham com a odontologia no serviço público, inclusive com o protético”, explicou o professor da disciplina de Saúde Coletiva, José Miguel Tomazevic.
O professor explica que, desde o 4º período, os alunos da graduação FAOA têm a disciplina Saúde Coletiva I, II e III e, no 7º período, eles realizam o Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva. “Eles vão aprendendo durante os anos, os fundamentos em Saúde Coletiva: promoção de saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), modelos assistenciais, organização da oferta de serviços de saúde bucal no âmbito do SUS, contribuições da epidemiologia para a Saúde Bucal, os levantamentos epidemiológicos realizados no Brasil e educação em saúde, entre outros tópicos”. Depois, durante o Estágio Supervisionado, eles vivenciam tudo o que aprenderam.
Em seguida, segundo Tomazevic, os alunos puderam ver na prática o que consta em um dos pressupostos das diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal (2004) do Ministério da Saúde: "utilizar a epidemiologia e as informações sobre o território subsidiando o planejamento". “Eles viram a necessidade de buscarem ações que sejam precedidas de um diagnóstico das condições de saúde-doença das populações (no caso, escolares da escola pública) e ver um pouco sobre as relações que se estabelecem no território onde se desenvolve a prática de saúde."
Além de toda a observação, para trazer significado ao aprendizado, os graduandos auxiliaram seus colegas na realização dos exames, e nas atividades educativas (exposição sobre processo da cárie dentária, alimentação e higienização corretas, além da importância e o cuidado na quantidade de creme dental fluoretado). Sempre após a exposição dos cuidados com a saúde bucal, os alunos de 1ª à 4ª série realizaram a escovação supervisionada. Para isso, a FAOA distribuiu kits de higiene (escova e creme dentais).
"Para mim, como professor, esta experiência possibilitou mais proximidade com os alunos e momentos (sem que eles percebessem) de avaliá-los de um modo ‘não formal’, por meio das observações e relações que eles faziam com o que tínhamos visto em sala de aula e a realidade. Além do mais, trouxe a oportunidade de conhecê-los num outro ambiente mais descontraído, nos aproximando como futuros colegas de profissão”, salienta José Miguel.