FAOA - Faculdade de Odontologia da APCD
Excelência na Odontologia

Biblioteca

A biblioteca conta com um rico e atualizado acervo que atende aos cursos de graduação e pós-graduação da FAOA/APCD-IESP. O objetivo é proporcionar aos professores, alunos, ex-alunos, colaboradores da Faculdade e comunidade externa o acesso à informação registrada nos vários suportes físicos mantidos num padrão de boa organização e excelente atendimento à comunidade estudantil e universitária.

A fim de disseminar a informação, a biblioteca proporciona ao corpo discente e docente, o acesso à leitura, à pesquisa bibliográfica, ao estudo e às atividades de caráter cultural-pedagógico.

 

ESPAÇO FÍSICO E ACERVO

O espaço físico da biblioteca é projetado para proporcionar conforto e funcionalidade durante os estudos e as pesquisas do corpo docente e discente da Universidade. Neste espaço estão definidas as áreas para:

  • Estudo em grupo e individual 
  • Computadores com acesso à Internet (Rede Wireless) 
  • Espaço informatizado para recepção e atendimento ao usuário
  • Acervo de livros, periódicos e multimeios
  • Sala de videoteca

 

PESQUISA ON-LINE

Clique aqui e acesse o acervo da biblioteca

 

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA BIBLIOTECA:

  • Empréstimo;
  • Consulta local;
  • Renovação local e on-line;
  • Reserva local e on-line;
  • Guia de trabalhos acadêmicos;
  • Orientação para consultas e pesquisas nas bases de dados acadêmicas;
  • Pesquisa e levantamento bibliográfico;
  • Orientação aos usuários quanto aos serviços oferecidos, regulamento e funcionamento da biblioteca;
  • Ficha catalográfica.

 

BASE DE DADOS COM ASSINATURA

 

BASE DE DADOS ON-LINE

 

MAIS INFORMAÇÕES

O horário de atendimento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h | Sábado, das 8h às 12h
Endereço: APCD Central - 1º andar - Rua Voluntários da Pátria, 547 - Santana - São Paulo

Bibliotecária: Joyce da Silva Bonfim - Bibliotecária - telefone: (11) 2223-2453 / joyce.bonfim@faoa.edu.br 

 

HISTÓRIA

Em 1995, a Biblioteca funcionava no 3º andar da sede da Escola de Aperfeiçoamento Profissional, na Rua Humaitá, 389 – Bela Vista, São Paulo. Nesse ano, recebeu o nome de Biblioteca Pilar Ostivar, em homenagem a uma colaboradora da EAP que incentivou a criação da Biblioteca e muito contribuiu para o seu desenvolvimento. Em 1996, sob a direção de Orlando Sergio de Jesus Cêpa o acervo foi reorganizado, o processamento técnico foi automatizado e os serviços prestados foram ampliados. Em fevereiro de 2002, o acervo da biblioteca foi transferido para o 1º andar da sede da APCD Central, na Rua Voluntários da Pátria, 547 - Santana, São Paulo, SP, ocupando uma área de 150 m², com ambientes climatizados para leitura e estudo, e computadores para uso dos associados da APCD, alunos e professores da EAP e CTE. Junto à Biblioteca, funciona a Videoteca, criada em 1986, e reconhecida como a maior coleção de fitas de vídeo da especialidade, no país. A Videoteca foi organizada e dirigida por Fernando Luiz Brunetti Montenegro até meados de 2004. No dia 22 de maio de 2015, aconteceu a reinauguração da Biblioteca Pilar Ostivar, com espaço mais amplo e reestruturado, o acervo foi reorganizado para atender melhor aos associados da APCD e da ABCD e aos alunos da EAP, atual FAOA/APCD-IESP.

Quem foi Pilar Ostivar? - Na década de 1940, o Cirurgião-Dentista era um grande solitário e a possibilidade de um ensino continuado não existia. A Faculdade de Odontologia da USP era o único local para estágios ou cursos raros. Quando Francisco Constâncio Py, presidente da APCD, visitou associações odontológicas nos Estados Unidos e Canadá, sentiu que os cursos de pós-graduação eram o grande caminho para a Odontologia, pois uma revolução em seus conceitos ocorria no mundo, e no Brasil nada existia para acompanhar esses enormes avanços. Na década de 1950, Constâncio Py visitou a Associação Odontológica Argentina onde já funcionava uma EAP. Lá conheceu Pilar Ostivar, uma cidadã argentina que adotou o Brasil como sua nova pátria e usou sua competência e dedicação para ajudar a instalar a EAP e a APCD. Por isso, a diretoria da APCD homenageou Francisco Constâncio Py e Pilar Ostivar, em 1995, dando seus nomes, respectivamente, ao ambulatório maior da EAP e à Biblioteca da Escola.

Faça uma visita monitorada e conheça toda a infraestrutura, preencha os campos que entraremos em contato!

DIGITE SEU EMAIL PARA RECEBER NOVIDADES!

Facebook FAOA